domingo, 25 de agosto de 2013

Tecido Nervoso


   O sistema nervoso é organizado em Sistema Nervoso Central (SNC), que são as substâncias cinzentas e brancas, e em Sistema Nervoso Periférico (SNP), que são os gânglios, nervos periféricos e terminações nervosas (Cormack, 2003). Este tecido apresenta dois componentes principais: os neurônios e vários tipos de células da glia ou neuroglia.
    As principais funções do sistema nervoso são: detectar, transmitir, analisar e utilizar as informações geradas pelos estímulos sensoriais representados por calor, luz, energia mecânica e modificações químicas do ambiente externo e interno; organizar e coordenar, direta e indiretamente, o funcionamento de quase todas as funções do organismo (JUNQUEIRA E CARNEIRO, 2004).
GLIA (NEURÓGLIA, CÉLULAS GLIAIS)
   Não participam diretamente na transmissão, mas são indispensáveis para a função dos neurônios. São divididas em macróglia e micróglia (LÜLLMANN – RAUCH, 2006).
Macróglia
   Derivada do tubo neural (origem ectodérmica). Os tipos celulares mais importantes são os astrócitos, oligodentrócitos e ependimárias(LÜLLMANN – RAUCH, 2006).
Micróglia
   É constituída por minúsculas células com prolongamentos desproporcionalmente longos (CORMACK, 2003).
Glia periférica
    É oriunda da crista neural e os tipos celulares mais importantes são células de Schwann (formam a bainha de mielina no SNP) e células de revestimento ou células satélite (LÜLLMANN – RAUCH, 2006; JUNQUEIRA E CARNEIRO, 2004). 

sábado, 24 de agosto de 2013

Tecido Glandular



Fonte: Fotos cedidas por Dayane Hoffmam Crause, bacharela em Farmácia Ufes/ceunes.
      
     Nesta imagem podemos observar o pâncreas, o mesmo possui células glandulares exócrinas e endócrinas sendo considerada uma glândula mista.
     A Porção endócrina (ilhotas pancreáticas ou de Langerhans) tem como classificação do tecido cordonal, neste local serão produzidos hormônios de grande importância como a insulina e o glucagon. São reconhecidos dois tipos de células nestas ilhotas: células acidófilas (róseas, células alfa: secretoras de glucagon) (seta) e células basófilas (arroxeadas, células beta: secretoras de insulina) (cabeça de seta).

   Porção exócrina: glândula exócrina composta acinosa serosa: a porção exócrina do pâncreas participa na digestão secretando enzimas digestivas, através de estruturas chamas ácinos. As enzimas são secretadas para o duodeno. Porção exócrina (asterisco): Possui ductos de diferentes calibres (composto) e porções secretoras com formas arredondadas (acinosas) e produto de secreção seroso.
    A figura com aumento de 40x apresenta uma lâmina do Pâncreas com diversas ilhotas pancreáticas e sendo uma destas aumentada 400x para melhor visualizarmos sua morfologia.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Tecido Epitelial de Revestimento


      Nesta imagem podemos observar o Epitélio de revestimento pseudo estratificado cilíndrico ciliado, presente na traqueia, cavidades nasais e brônquios. 
        As células presentes neste tipo de tecido, dão a impressão de que estão organizadas em camadas, devido a seus núcleos encontrarem-se em alturas diferentes, porém se observarmos, veremos que as células formam apenas uma camada. 
     As células principais são cilíndricas com cílios, e núcleos alongados, geralmente de localização basal e as células basais tem formato piramidal com núcleo central e arredondado. Os cílios bem desenvolvidos, são responsáveis por conduzir o muco (responsável por dar proteção e lubrificação ao trato respiratório) produzido pelas células caliciformes, também presentes neste tipo de tecido, até a nasofaringe, onde será engolido ou expectorado. 

Legenda: 
1: Epitélio de revestimento pseudo estratificado cilíndrico ciliado.
2: Cílios.
3: Grânulos de secreção.    

Em aumento de 40x, observamos em uma visão mais ampla o Epitélio de revestimento da traqueia e também o esôfago na parte superior da mesma lâmina.  
Em aumento de 100x, podemos observar logo acima de tal epitélio, o tecido conjuntivo frouxo.
Em aumento de 400x, observamos os cílios, grânulos de secreção e os núcleos das células basais e das células cilíndricas ciliadas em diferentes alturas, dando a impressão de estratificação.
Em aumento de 1000x, podemos observar mais evidentemente os cílios e os grânulos de secreção.












domingo, 18 de agosto de 2013



Histologia Veterinária


Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC
Colatina - ES


Turma de Medicina Veterinária 2013 



Este Blog foi criado por alunos de Medicina Veterinária da UNESC, com objetivo de ser apresentado a disciplina de Histologia do curso de graduação.






Alexandre Crukil Raasch
Thiago Gomes de Jesus