Fonte: Fotos cedidas por Dayane Hoffmam Crause, bacharela em Farmácia Ufes/Ceunes.
Tireóide é uma glândula endócrina formada por células cuboidais ou foliculares e células parafoliculares ou células C.As células epiteliais são produtoras de hormônio que forma um folículo circular.
Sua função é sintetizar os hormônios Tiroxina e triiodotironina, que controla a taxa de metabolismo do corpo. A tireoide é composta de milhares de folículos tireoidianos, que são pequenas esferas de 0,2 a 0,9 mm de diâmetro. Os folículos são formados por epitélio simples e a sua cavidade contem substancia gelatinosa chamada coloide.
Na ponta da seta podemos observar os folículos formados pelas células foliculares e em seu interior, na coloração rosa, podemos observar o coloide.
Fonte: Fotos cedidas por Dayane Hoffmam Crause, bacharela em Farmácia Ufes/ceunes.
Nesta imagem podemos observar o pâncreas, o mesmo possui células glandulares exócrinas e endócrinas sendo considerada uma glândula mista.
A Porção endócrina (ilhotas pancreáticas ou de Langerhans) tem como classificação do tecido cordonal, neste local serão produzidos hormônios de grande importância como a insulina e o glucagon. São reconhecidos dois tipos de células nestas ilhotas: células acidófilas (róseas, células alfa: secretoras de glucagon) (seta) e células basófilas (arroxeadas, células beta: secretoras de insulina) (cabeça de seta).
Porção exócrina: glândula exócrina composta acinosa serosa: a porção exócrina do pâncreas participa na digestão secretando enzimas digestivas, através de estruturas chamas ácinos. As enzimas são secretadas para o duodeno. Porção exócrina (asterisco): Possui ductos de diferentes calibres (composto) e porções secretoras com formas arredondadas (acinosas) e produto de secreção seroso.
A figura com aumento de 40x apresenta uma lâmina do Pâncreas com diversas ilhotas pancreáticas e sendo uma destas aumentada 400x para melhor visualizarmos sua morfologia.