Tecido Epitelial de Revestimento


      Nesta imagem podemos observar o Epitélio de revestimento pseudo estratificado cilíndrico ciliado, presente na traqueia, cavidades nasais e brônquios. 
        As células presentes neste tipo de tecido, dão a impressão de que estão organizadas em camadas, devido a seus núcleos encontrarem-se em alturas diferentes, porém se observarmos, veremos que as células formam apenas uma camada. 
     As células principais são cilíndricas com cílios, e núcleos alongados, geralmente de localização basal e as células basais tem formato piramidal com núcleo central e arredondado. Os cílios bem desenvolvidos, são responsáveis por conduzir o muco (responsável por dar proteção e lubrificação ao trato respiratório) produzido pelas células caliciformes, também presentes neste tipo de tecido, até a nasofaringe, onde será engolido ou expectorado. 

Legenda: 
1: Epitélio de revestimento pseudo estratificado cilíndrico ciliado.
2: Cílios.
3: Grânulos de secreção.    

Em aumento de 40x, observamos em uma visão mais ampla o Epitélio de revestimento da traqueia e também o esôfago na parte superior da mesma lâmina.  
Em aumento de 100x, podemos observar logo acima de tal epitélio, o tecido conjuntivo frouxo.
Em aumento de 400x, observamos os cílios, grânulos de secreção e os núcleos das células basais e das células cilíndricas ciliadas em diferentes alturas, dando a impressão de estratificação.
Em aumento de 1000x, podemos observar mais evidentemente os cílios e os grânulos de secreção.





Nesta imagem podemos observar o Epitélio Pavimentoso Simples. O Epitélio Pavimentoso Simples é composto por uma camada única de células em forma de disco ou prato. Em geral, reveste superfícies úmidas internas como em vasos sanguíneos e porções distais do pulmão, nesta região do corpo é frequentemente chamado de endotélio. O Epitélio Pavimentoso Simples também faz parte do revestimento seroso de cavidades – pericárdio, pleura e peritônio – entre órgãos, nesta região é chamado de mesotélio. Devido à morfologia de suas células, facilita os movimentos no interior da cavidade e tem como principais funções: troca seletiva de fluidos e gases.


Na ponta da seta podemos observar o tecido citado em aumento de 400x, permitindo uma melhor visualização do mesmo.


 Fonte: Junqueira, Luiz Carlos Uchoa, 
1920-2006Histologia básica/L.C. Junqueira, José Carneiro.- 11.ed. -
 Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

      Epitélio Estratificado de Transição possui múltiplas camadas de células e é encontrado no sistema urogenital. 
         O sistema urinário esta sujeito a uma inerente variação de pressão interna, o que faz com que sua aparência varie entre o epitélio estratificado pavimentoso e estratificado cúbico. Outra característica importante deste epitélio é que algumas de suas células são multinucleadas.

       No estado relaxado, as células superficiais ou apicais são cúbicas a colunares em aparência, porém no estado estendido, a espessura do epitélio é reduzida e as células apicais tornam-se achatadas. Este epitélio tem como funções: capacidade de distenção e dar proteção ao sistema urinário.
           Na ponta da seta podemos observar o Epitélio de transição e sua modificação de acordo com o grau de distenção.